Páginas

quarta-feira, 12 de março de 2014

Medicamentos gratuitos



Quando temos problemas de saúde costumamos nos assustar com os preços de alguns medicamentos. Foi assim comigo, quando minha filha começou a fazer tratamento com medicamento de alto custo. A médica receitou uma injeção mensal – que posteriormente passou para duas - cuja dose custa R$600 por mês.

Felizmente, a médica da minha filha é uma profissional super humana e já avisou que o tratamento era caro mas eu conseguiria as injeções na Central Farmacêutica da Prefeitura. Ela ainda adiantou que o processo era burocrático.

De fato, é preciso muita paciência e persistência para obter a medicação, mas vale a pena. Estou contando isso porque muita gente não sabe que tem direito a este tipo de serviço e se desespera.

Primeiro, é preciso ir até esta Central para buscar informações e formulários que deverão ser preenchidos. Também é pedida uma lista extensa de exames. Depois que você consegue fazer todos os exames, é preciso voltar à farmácia com cópias dos resultados e relatório médico, e dar entrada no processo para obtenção do “benefício”. Daí, são mais 45 dias para o pedido ser deferido (ou não) e se fazer a primeira retirada de medicamento.

Fora isso, todo mês é agendada uma data para a retirada dos remédios e as filas são grandes. Por isso, vá com tempo e leve algo para se distrair.

Muitos medicamentos para pacientes crônicos são dados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Basta consultar a lista (aqui) divulgada pelo Ministério da Saúde para saber se o seu é contemplado.

Informe-se e vá atrás dos seus direitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pelo seu comentário! Em breve ele será liberado pela moderadora.