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segunda-feira, 10 de março de 2014

Envolvimento com o cliente é fundamental



Sou uma consumidora que em 80% das vezes compra por impulso. Mas tudo depende de como sou tratada no comércio em que entrei para comprar o produto.

Infelizmente, o que se vê atualmente é o descomprometimento da grande maioria dos funcionários com a loja em que trabalham. Mesmo que o emprego seja algo temporário, o mínimo que o vendedor precisa é entender o que a loja comercializa, como está disposto o estoque, para saber vender o produto e entregá-lo com agilidade.

Funcionários de mau humor, com cara de cansados e monossilábicos são um péssimo cartão de visitas para as lojas. Por outro lado, aqueles que já perguntam o nome dos clientes no início do atendimento e se mostram integrados com o ambiente de trabalho conseguirão vender o que quiserem. Acredite!

Às vezes, quando estou à procura de determinado produto e o vendedor volta com cara de pouco caso, informando simplesmente que não tem a mercadoria, fico pensando em como ele é tolo, porque se viesse me mostrar uma segunda opção, similar, as chances de eu levar seriam enormes. Mas há exceções, porque às vezes vou a lojas em que procuro um vestido e a vendedora é tão esperta que já vem com mais duas saias e cinco blusas. É difícil entender qual comissão será maior?

Talvez o que falte em boa parte do comércio, além da vontade do próprio funcionário, é orientação e supervisão do dono. Principalmente quando se trata de um primeiro emprego, em que o funcionário não tem experiência e é natural que não conheça as “manhas” do bom vendedor.

Com o advento da internet, em que é muito fácil fazer compras com poucos cliques, o comércio "real" precisa melhorar o atendimento com urgência. Há muito o que se repensar.

E você? O que acha do atendimento no comércio em geral?

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