Páginas

sexta-feira, 14 de março de 2014

Diário de uma viajante


Olá, leitores! Meu nome é Melissa Tempesta Bigarella, tenho 34 anos, sou casada, advogada de formação e empresária, por exemplo dos meus pais e presente da vida.



Já faz algum tempo que acompanho e divido a vontade da Cynthia, minha irmã de coração e alma, de escrever um Blog, onde pudesse apresentar um pouco de conteúdo, informações e dicas úteis e, com muito orgulho, faço minha introdução para esse trabalho tão inspirador que a Cynthia está se propondo a fazer.

Sou uma verdadeira apaixonada por conhecer novos lugares e culturas. Viajar é meu maior e mais especial hobby. Claro que não consigo fazer isso com a frequência que eu gostaria, pois sou profissional, esposa, filha, amiga, atleta amadora e dona de casa, mas sempre que eu posso elejo um novo destino (ou até mesmo um antigo para conhecer de maneira diferente e mais completa) e faço minhas malas!

Para mim, viajar é se permitir viver experiências distintas diariamente. É sair da rotina e se entregar à “dança conforme a música”. É viver o novo, experimentar o que você geralmente não faz no seu dia-a-dia. É uma sensação contagiante de paz, tranquilidade e felicidade. É uma oportunidade de conhecer novos amigos, lugares, comidas e aptidões que você nem sabia que tinha.

Tenho meus destinos favoritos (dentre os quais já tive oportunidade de conhecer), mas qualquer viagem, para qualquer lugar, é especial pra mim.
Sou uma apaixonada!

Muitas pessoas dizem que viajar é muito bom, mas voltar pra casa é melhor ainda. Concordo. Em partes.

Sou daquelas “doidas” que ainda não se cansou da viagem após 20 dias. Sou daquelas que continuaria mais um pouco. Só mais um pouco.
Sou daquelas que, se levasse meu marido e meus pais junto, seria capaz de passar meses fora. Sou dessas!

E estou sempre pensando no meu próximo destino, mesmo que demore meses para eu conseguir realizar o plano. Mas já vou sonhando e conhecendo o local nesse intervalo.

Não gosto de fazer mala. Muito menos desfazer! Mas entendo que faz parte do processo e estou aprimorando a técnica do desapego e tentando fazer uma mala cada vez mais compacta. (Oi, será que dá? Mas e se eu precisar do meu sapato roxo?!).

Enfim, divido com vocês um pouco das minhas experiências. O que deu certo ou não pra mim, sob meu ponto de vista. Não significa necessariamente que o mesmo vai acontecer com você. Viajar é uma caixinha de surpresas, então temos que estar abertos aos acontecimentos e ter jogo de cintura. Mas algumas dicas ajudam muito no planejamento e até mesmo para aproveitar melhor seu destino.

O primeiro destino escolhido foi Mendoza, justamente por ter sido minha última viagem.

Sente-se, sinta-se a vontade e vamos viajar!



DIÁRIO DE VIAGEM


Data: 28 de fevereiro a 5 de março de 2014

Destino: Mendoza – Argentina

Passageiros: Melissa e Alexandre, meu marido (com Marinho e Claudete, meus pais, até Buenos Aires)


O PLANEJAMENTO E O INÍCIO DA VIAGEM:




Comecei a planejar a viagem no começo de novembro de 2013 e resolvemos fazer tudo independente, sem agência. Apesar de gostar muito da comodidade da agência, pegamos nossas passagens com pontos do cartão e, como íamos somente eu e o Alexandre, preferimos ter os dias mais livres para programar de acordo com a evolução da viagem.

Meus pais resolveram após nossa reserva que também queriam ir, aí acabamos pegando Buenos Aires para eles, pois era um destino que ainda não conheciam.

Primeira DICA importante para quem vai organizar uma viagem sem ajuda de agência: achou a passagem com horário que se encaixa na sua necessidade ou com preço bom (ou com quantidade de milhas/pontos baixa)? COMPRE NA HORA!!!

Essas reservas mudam o tempo todo e, de um dia para o outro, você perde a oportunidade. Eu deixei para conversar com meu marido e, um dia depois, precisamos de muito mais pontos para cada passagem.

Após reservar o vôo, o mais importante é reservar seu hotel. Sempre uso o Booking para as reservas e nunca tive problemas. Antes de fechar, comparo a avaliação do hotel com outros sites, como o TripAdvisor, por exemplo.

A escolha do hotel vai depender muito do seu perfil, então é complicado dar dicas. Mas na maioria das vezes eu gosto de pegar hotéis bem localizados, em que eu possa me locomover sem necessidade de transporte para as atividades mais básicas, como um bom restaurante e atividades turísticas que não quero perder. Na maioria das vezes, a escolha é o centro da cidade, que facilita bastante nossa vida.

Pensando em Brasil, escolher um hotel no centro é um pouco complicado, pois os melhores (ou mais novos/conservados) estão mais afastados. Mas tratando-se da maioria dos outros países (principalmente Europa), aconselho um hotel central. Em Mendoza, essa “teoria” funcionou muito. Então, programe-se e aproveite!

Existem duas maneiras de chegar em Mendoza: por Buenos Aires ou por Santiago (além de ir de carro, se você tiver tempo e for mais aventureiro).
Um vôo de Guarulhos (SP) até Santiago demora, em média, 3 horas e meia e, de Guarulhos para Buenos Aires, em média, 2 horas e meia.

Santiago está bem próximo à Mendoza - apenas 380 quilômetros separam as cidades (é, portanto, um vôo bem curto) – e Buenos Aires fica a 1.000 quilômetros de distância, ou seja, um vôo de aproximadamente duas horas. Nós fomos por Buenos Aires, já que meus pais parariam lá, e queríamos aproveitar para almoçar com amigos Portenhos.

Mas tenha paciência. Os vôos são bem espaçados e você tem que ficar bastante tempo aguardado no aeroporto (fomos pelo Aeroparque, o que é bom por ser no meio da cidade, caso queira sair um pouco; e ruim, caso queira aguardar, já que não tem muita coisa para fazer lá) antes de ir pra Mendoza.

DICA: Se você não for paciente para ficar aguardando ou não tiver onde guardar suas malas para poder dar pelo menos uma volta na capital (no Aeroparque não tinha locker, ou seja, armários para guardarmos as malas), o ideal é ficar pelo menos um dia em Buenos Aires e aproveitar seus programas.

Como tínhamos meus pais com reserva, levamos nossas malas (que precisavam ser retiradas em Bs As e novamente despachadas) para o hotel deles e aproveitamos para andar um pouco por Puerto Madero e almoçar.

DICA do hotel deles super válida: Hotel Madero. Fica entre os Diques 1 e 2 de Puerto Madero, muito bem localizado e excelente. Quartos imensos, tudo muito bem conservado, bem decorado. Eles adoraram o café da manhã e almoço do restaurante do próprio hotel.


O vôo
O horário do nosso vôo era bem “puxado”: saía às 5h55min da manhã de Guarulhos. Então, saímos de Indaiatuba às 2h30, deixamos o carro em um daqueles estacionamentos da estrada, antes de chegar ao aeroporto (gastamos aproximadamente R$ 160 para deixar o veículo dos dias 28 de fevereiro a 5 de março).

O lado positivo é que a essa hora o aeroporto está super vazio, foi tudo muito rápido e logo estávamos na sala de embarque. O lado negativo é o sono e a falta de lugares decentes pra comer naquele aeroporto. Qualquer pão de queijo com café não sai por menos de R$ 30. Sim, TRINTA REAIS!

DICA: se você pretende ficar em alguma sala VIP aguardando, atenção: só abrem às 6h da manhã!

Os vôos da Aerolineas atrasaram (todos, seja para Bs As, seja pra Mendoza) e os lanchinhos são apenas bolachas doces e salgadas. Seja horário de café da manhã ou almoço (pegamos os dois), lá estão as bolachas.

Nosso vôo saiu com 40 minutos de atraso e finalmente decolamos às 17 horas, chegando as 18h40 no aeroporto de Mendoza. Um aeroporto super pequeno, mas pegamos um táxi para nosso hotel sem problemas e gastamos aproximadamente 40 pesos, o equivalente (no câmbio do período da nossa viagem) a R$ 15,00 – quinze reais.


Escolhi um hotel em frente à Plaza Itália, uma das praças principais que circundam a Plaza Independência (a central e mais importante da cidade). Tudo acontece por ali.


Optamos pelo Hotel Amerian Executive, um 4 estrelas que, no meu ponto de vista, tem uma estrela a mais do que sua estrutura oferece. A recepção do hotel é muito bonita e fomos bem atendidos pelo recepcionista.

Solicitamos reservas para algumas bodegas que queríamos conhecer e para alguns restaurantes, e achamos que estava tudo certo. Mas é aí que entra a próxima dica, que virá na próxima semana!

2 comentários:

  1. Show Me, penso do mesmo jeito que você e já estou programando a minha viagem para o Chile, em Junho.
    Viagem por conta própria para Estados Unidos, França, Portugal e Espanha e deu tudo certo.
    Parabéns pelo espaço e pelo texto. Vou compartilhar com vc minhas experiências.
    Bjs.
    Fernanda Barbuy Lemos

    ResponderExcluir
  2. Show Me, penso do mesmo jeito que você e já estou programando a minha viagem para o Chile, em Junho.
    Viagem por conta própria para Estados Unidos, França, Portugal e Espanha e deu tudo certo.
    Parabéns pelo espaço e pelo texto. Vou compartilhar com vc minhas experiências.
    Bjs.
    Fernanda Barbuy Lemos

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelo seu comentário! Em breve ele será liberado pela moderadora.