Páginas

terça-feira, 22 de abril de 2014

Diário de uma Viajante: NY

Data: 27/8 a 10/9/2013
Destino: Nova Iorque – EUA
Passageiros: Melissa e Alexandre

Olá, leitores! Tudo bem?

O destino desta semana é um dos primeiros lugares que lembramos (e desejamos conhecer!) quando pensamos em viajar para os Estados Unidos: Nova Iorque, ou New York City, como os americanos costumam chamá-la para distinguir do estado de New York, do qual faz parte. É uma cidade cheia de superlativos, a começar por ser a mais populosa dos Estados Unidos.
Chegando ao Aeroporto JFK

Confesso que até meus 21 anos, eu não cogitava outro destino que não fosse os EUA. Talvez pela “facilidade” da viagem (Europa parecia tão mais longe!) e quantidade de informações que sempre tivemos desse país que fascina milhares de pessoas.

Depois que conheci a Europa, meu destino preferido mudou, mas NY continua como um dos meus lugares favoritos nos EUA.

Meu primeiro destino foi a Disney, como milhares de crianças ou pré-adolescentes, que era meu caso. Acabei retornando três vezes para a “casa” do Mickey, e depois fiz dois intercâmbios de curta duração, também para a terra do Tio Sam. O primeiro, em 1997, morei em Mattoon, uma pequena cidade do estado de Illinois, e o outro, em 2001, em Utica, outra pequena cidade, mas dessa vez no estado de Nova Iorque. Foi aí que tive meu primeiro contato com essa metrópole fervilhante e repleta de opções.

Infelizmente não foi uma boa experiência. O ano era 2001 e o mês, novembro. Os mais atentos perceberão que essa visita foi dois meses após o fatídico atentado ao World Trade Center.

Já morava em Utica nessa época e, quando a situação ficou mais segura, resolvi com alguns amigos da faculdade, aproveitar o tempo que ainda nos restava para conhecer a cidade. Mas foi impossível aproveitar adequadamente, já que não existia “clima” para euforia.

Tanto que, sinceramente, não me lembro quase nada dos lugares que visitamos, com exceção do “Ground Zero”, que seria impossível esquecer pelo choque que causava.

Após isso não voltei mais aos EUA, pois resolvi conhecer outros países. Mas mantive o objetivo de voltar para NY e conhecê-la com dignidade, e em uma nova experiência que nós “duas” merecíamos. Sem contar que o seriado Sex and the City arrebatou nosso imaginário com tantas imagens dessa cidade incrível!!!

Eis que ano passado eu e meu marido resolvemos ir para NY, comemorar nosso primeiro aniversário de casamento, visitar minha cunhada, que já mora lá há três anos, e ainda incluímos uma prova de triathlon em Lake George (para meu marido, claro!).

Vou separar em dois posts para não ficar muito extenso. E enviem seus comentários sobre as atrações citadas e outras sugestões. Assim deixaremos nosso pequeno e despretensioso “guia” mais completo.

Segue abaixo uma pincelada das atrações de NY, sob meu olhar, e com a certeza de que ainda tenho muito que explorar!

(OBS: clique no nome das atrações para ser direcionado ao site com mais informações)

A cidade:
Nova Iorque, a cidade, possui uma infinidade de programas e é dividida em cinco distritos, ou bairros: Bronx, Brooklyn, Manhattan, Queens e Staten Island.

Manhattan, geralmente a mais visitada, é dividida em áreas, como mostra o mapa abaixo:
São necessárias muitas visitas a essa cidade para conhecer o que ela tem de melhor e, certamente, a cada vez que você for, existirá um programa novo a ser descoberto.

Portanto, a DICA para qualquer viagem (e principalmente para aquelas com muitas opções de turismo!) é: programe-se antes! Principalmente se você tem poucos dias disponíveis na cidade.

O ideal, no meu ponto de vista, é ficar pelo menos sete dias, mas, se você tem menos tempo, não se desespere, só é preciso se programar melhor e escolher regiões próximas para conhecer. E, se o seu caso for esse, atente-se para ficar hospedado próximo aos principais pontos que você quer conhecer.

Nós ficamos hospedados em Upper East Side, que é onde minha cunhada mora, e apenas a quatro quarteirões do Central Park. Uma localização super gostosa, mas um pouco afastada da maioria das atrações, pois estávamos na altura da Rua 96. 

Central Park
Esse esquema de numeração de ruas é um pouco estranho no começo, mas facilita muito a vida do turista, e logo você já está familiarizado.

Mas atente-se para essa DICA: preste atenção sempre ao endereço, e veja se a rua que você procura fica no EAST (leste) ou WEST (oeste) Side! São lados diferentes da famosa 5ª Avenida (como você pode ver no mapa acima no pedaço do Central Park) e faz toda a diferença para encontrar seu destino.

Como adoramos conhecer a cidade a pé (e NY super favorece isso, pois é uma ilha plana), o detalhe da localização não atrapalhou, pois aproveitamos para caminhar e conhecer a vizinhança. Sem contar que tinha uma estação de metrô no quarteirão de cima do prédio, mas preferimos deixar o metrô apenas para distâncias maiores, assim não perdemos nada no meio do caminho. Esse é um dos motivos que me levam a viajar em épocas menos frias. Adoro explorar as cidades a pé!

Vale lembrar que se o orçamento estiver um pouco curto, não precisa se preocupar já que existem várias atrações grátis, como os lindos parques, e também com valor simbólico, como alguns museus, que cobram apenas uma doação.

Atenção: vou assinalar essas atrações com um asterisco (*) para destacar.

Outra DICA bacana pra quem não vai comprar um chip local para o celular e procura loucamente um sinal de wifi (como eu!): existe uma Starbucks em praticamente cada esquina com wifi liberado. Então aproveite para entrar, tomar um café e navegar à vontade.

As atrações:
DICA: Você pode comprar o New York City Pass, que é válido de 1 até 7 dias e dá acesso a algumas atrações da cidade. Você paga pelo número de dias que preferir e, após passar na primeira atração, seu cartão é ativado, mas, atenção: é válido para dias consecutivos.

Nós não compramos o cartão, pois realmente esquecemos, mas, se você pretende ir a várias atrações que são abrangidas pelo Pass, acredito que seja uma boa alternativa. Quanto mais atrações você for (e que estejam obviamente inclusas na lista do City Pass), mais dinheiro você vai economizar.

Central Park (*)
Com certeza um dos maiores símbolos de New York City. Nada mais é, do que um imenso parque, bem no meio de Manhattan. Um lugar incrível, sempre lotado de pessoas praticando esportes ou apenas passeando, com várias atrações (como zoológico, quadras de tênis, piscina e restaurante, por exemplo), e certamente é um lugar que deve ser visitado. 

Eu no Central Park
Você se sente em um filme vendo as carruagens passando com turistas (você pode pagar e fazer o passeio de carruagem), muitas pessoas correndo, outras pedalando (existem bikes para alugar), muitos fazendo piquenique no gramado ou apenas almoçando nos bancos, crianças jogando beisebol, outros tantos namorando, uma infinidade visitando a homenagem a John Lennon (Strawberry Fields)... Enfim, um lugar para relaxa e aproveitar o momento (e fotografar, claro!). 

Nós passamos várias vezes por lá. Fomos correr, fotografar e também íamos até alguns destinos caminhando através do parque.

Infelizmente não fomos ao zoológico, mas dizem que é bacana. É o zoo que aparece no filme Madagascar e, se você estiver com crianças, acredito que seja um programa bem gostoso para fazer.

High Line Park (*)
É um parque público construído em uma linha de trem histórica e fica no West Side de Manhattan, mais especificamente no Meatpacking District, um dos bairros que mais gostamos de conhecer (juntamente com Chelsea e Soho), talvez por ser um lugar menos “turista”. Gosto mais dos lugares menos óbvios, menos cheios e mais “dia a dia” dos moradores. 

Aqui, fotos do Central Park, High Line e Chelsea Market
Achei uma ideia super original, para aproveitar uma construção histórica e, além de preservá-la e tornar a vizinhança mais bonita, foi possível transformá-la em algo útil, já que fica lotado de turistas e moradores. Existem bancos e chaises para relaxar, além de contar com uma parte de alimentação, com algumas barracas e um café.

Aproveitamos para conhecer o parque após nossa visita ao Chelsea Market, um mix de mercado gourmet, shopping (mulheres: tem uma Anthropologie incrível lá e uma boa loja de vinhos!), além de gelatos e restaurantes. O prédio abrigava a antiga fábrica da Nabisco e, nos anos 90, foi revitalizado e abriga desde então o complexo. Um lugar super charmoso!!! Eu adorei e quero voltar para aproveitar melhor e conhecer os restaurantes.

Battery Park (*)
É o parque em que você tem a vista mais linda da Estátua da Liberdade, e onde está localizado o Castle Clinton, exatamente onde você compra os ingressos para visitá-la. Também é possível comprar on line (mais detalhes no link específico sobre a estátua).

Pôr do sol em Battery Park
Do parque é possível contemplar a baía de Nova Iorque, e é lindo assistir o pôr do sol de lá. 

Fica localizado no sul da ilha, e você pode aproveitar que está na região para tirar uma foto com o “Charging Bull”, o touro de Wall Street (*), e conhecer o distrito financeiro de NY. E, caminhando mais um pouco você chega no 9/11 Memorial, o local onde estava localizado o World Trade Center (post específico sobre o memorial mais abaixo).

Estátua da Liberdade
Sem dúvida é outro grande ícone da cidade, que vale a pena pelo menos uma foto tradicional no Battery Park com ela ao fundo. Foi um presente da França para os EUA, e está localizada na Liberty Island.

O acesso é feito através de balsas, e é possível utilizar uma balsa gratuita (*) para fazer esse percurso. No site oficial (só clicar em “balsa gratuita” para ser direcionado) você encontrará as informações de onde sai o ferry. O percurso dura 25 minutos e o único inconveniente é que não pode descer na ilha, mas em compensação você terá uma linda vista, ótimas fotos e sem pagar nada!

Se você quiser descer, tem que comprar o ingresso no Castle Clinton ou até mesmo on-line. Uma DICA importante para quem pretende subir até a coroa (Crown): é preciso comprar o ingresso com antecedência.

Nós compramos o ingresso comum do ferry e inclui o áudio guia, porém, somente em inglês. Pagamos U$ 18 dólares/cada (aproximadamente R$ 42 na época da visita), mas valeu a pena. É muito bacana ver a Estátua de perto, tirar inúmeras fotos (incluindo aquelas bem turistas “segurando” a estátua!rss) e conhecer um pouco mais da sua história.

Uma curiosidade: você sabia que a cor original da estátua não é verde? Essa cor que ela apresenta é devido a uma reação química, já que ela é feita de cobre e, em contato com as condições do ambiente (água, sol, etc), resultou na tonalidade verde-azulada.

Na ilha, além da visitação à estátua e museu, você ainda encontra restaurante e uma loja de souvenir.

9/11 Memorial (*)
Foi construído um Memorial no local onde estavam localizadas as Torres Gêmeas do World Trade Center, destruídas nos atentados de 11 de setembro. É um tributo às quase 3 mil pessoas que perderam suas vidas.

Tem duas “piscinas” imensas (só tive noção da dimensão no local!) e o nome de cada uma das vítimas está escrito em painéis de bronze envolvendo a piscina.

Esse é um dos lugares que solicitam apenas uma doação para entrar. Informações para reserva podem ser encontradas aqui

É um pouco chocante a visita para as pessoas que viram de perto o estrago feito. Foi o que aconteceu comigo, mas, ao mesmo tempo, é impressionante ver a força, união e respeito desse povo. Conseguiram transformar em algo bonito e emocionante.



Times Square (*)
É a região entre a Broadway  e 7ª Avenida e entre a 42nd Street e West 47th. Provavelmente o lugar que contém mais informação e letreiro luminoso por metro quadrado. É de enlouquecer!!

Milhares de turistas e trabalhadores misturados, barulho, lojas famosas, como a Toys R Us, com sua imensa roda gigante. E é aqui que acontece a famosa comemoração do Ano Novo.
Para mim é tudo “too much”, para ser sincera. Tem que ir, claro, mas prefiro lugares mais tranquilos. Mas, se você gosta de agito, muvuca e informação: esse é o seu lugar.


Ah, se você assistiu Forest Gump e quer conhecer o restaurante Bubba Gump, tem um lá na Times e os teatros da Brodaway também ficam lá perto.

Bom, acho que já temos várias atrações por hoje. Semana que vem volto com outras informações e sugestões de programas nessa cidade incrível que é Nova Iorque.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pelo seu comentário! Em breve ele será liberado pela moderadora.