Páginas

sexta-feira, 27 de junho de 2014

O que fazer quando a agência de viagens falha

Vai viajar nas férias? Veja estas dicas que a Proteste está dando aos consumidores:



Nesta época do ano em que aumentam as viagens turísticas, o consumidor tem que ficar alerta para evitar problemas com os pacotes contratados. A PROTESTE Associação de Consumidores orienta o consumidor que tem a viagem totalmente ou quase quitada, com embarque marcado para os próximos dias, mas não tem garantias concretas de que será realizada (vouchers, por exemplo), a procurar a agência de viagem para garantir seus direitos.

Mesmo que opere com outros prestadores de serviços que falhem, a agência ou a operadora são responsáveis pelo cumprimento dos contratos, devendo adotar as medidas necessárias para que os consumidores consigam realizar suas viagens.

Caso o consumidor não consiga solucionar rapidamente o problema com a empresa, deve buscar ajuda no Juizado Especial Cível para conseguir liminar e garantir o cumprimento da oferta ou mesmo receber seu dinheiro de volta. Há também o direito de receber tudo o que foi pago, corrigido monetariamente, sem prejuízos de eventuais perdas e danos, caso a empresa não cumpra com os contratos. A empresa é obrigada a ressarcir os prejuízos causados.

Os consumidores que têm parcelas do pacote a vencer podem entrar em contato com a administradora do cartão para suspender o pagamento desses valores, informando haver desacordo comercial.

Cheques pré-datados também podem ser bloqueados no banco de origem para evitar prejuízos, porém, neste caso a medida não impede que o consumidor seja protestado por terceiros, com os quais a agência tenha negociado os títulos.


A empresa precisa adotar medidas que possibilitem aos consumidores realizar suas viagens. Estes transtornos aos passageiros às vésperas da viagem mostra que é imprescindível desenvolver mecanismos de prevenção, de forma a que os consumidores não fiquem expostos a riscos e prejuízos.

Na cartilha online Direitos dos Turistas a disposição no link: www.proteste.org.br/institucional/informe-se/cartilhas-da-proteste/turistas é possível verificar todos os cuidados ao contratar uma agência para evitar problemas futuros.


Fonte: Proteste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pelo seu comentário! Em breve ele será liberado pela moderadora.